Anexo conta com cinco pavimentos e 39 laboratórios de pesquisa, além de salas de reunião e áreas de apoio.
O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, participou, na manhã desta quinta-feira (06), da inauguração do Anexo 3 do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha. Também estavam presentes no evento o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema; a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; o secretário de educação superior do MEC, Wagner Vilas Boas; a secretária estadual de educação, Julia Sant'Anna; e os deputados federais Igor Timo (PODEMOS) e Rodrigo de Castro (PSDB).
O Departamento de Química da UFMG é responsável por cerca de 25% do total de patentes depositadas pela universidade, o que facilita o diálogo com outras ciências e abre oportunidades para os profissionais graduados. Diante disso, se faz necessário manter e aprimorar as condições de desenvolvimento científico e acadêmico, já que estes são fundamentais para que o Brasil mantenha seu destaque nas pesquisas que desenvolve, também com relevante presença internacional.
O Anexo do Departamento de Química conta com quase 6 mil m², distribuídos em cinco pavimentos, 39 laboratórios de pesquisa, além de áreas de apoio e salas de reunião. Sandra Regina Goulart, reitora da UFMG, ressalta que as obras tiveram início em 2012, mas sofreram duas paralisações. Só agora, em 2021, as obras foram finalizadas.
Milton Ribeiro afirmou que o Ministério da Educação (MEC) estará à disposição da UFMG e reforçou seu orgulho em participar dessa entrega. “A hora em que eu li o briefing sobre essa Universidade Federal de Minas, já sabia da sua grandeza [da UFMG] e da profundidade das suas pesquisas, e fiquei ainda mais admirado, é com muito orgulho que eu estou aqui!”, afirmou o Ministro.
O investimento total para a construção do Anexo foi de R$ 23.911.197,42, recursos obtidos por meio de emenda parlamentar da bancada de Minas Gerais no Congresso Nacional, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de recursos primários discricionários da LOA UFMG; e do MEC via Termo de Execução Descentralizada.
0 Comentários