Pesquisa da regtech revelou que 75,8% dos brasileiros estão dispostos a trocar um banco convencional por um digital, além de suas instituições favoritas
A idwall – regtech especializada em soluções integradas e inteligentes de onboarding digital – divulgou hoje, durante o idsummit, o Ranking de Onboarding Digital 2021, que analisa o mercado de onboarding das instituições financeiras e a avaliação dos usuários nos processos de cadastro e abertura de contas.
O estudo, realizado em parceria entre a idwall e a Cantarino Brasileiro, identificou as preferências dos brasileiros ao se cadastrar em uma instituição financeira e o que faz os usuários terem uma boa experiência nos aplicativos dos bancos.
Nele, foi revelado que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, o que supera o número de habitantes do país, e pelo menos 115 milhões delas foram abertas entre janeiro e setembro de 2021. A porcentagem de pessoas que possuem ao menos uma conta em bancos digitais é de 60%.
Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria das pessoas (64% em 2021) tem contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais, indicando a evolução constante desse número, que era de 59,1% em 2020 e 40,5% em 2019. Também houve um aumento no número de pessoas que usam um banco digital como sua conta principal: 37% dos entrevistados em 2021, contra 21% em 2020, o que pode estar relacionado à crescente bancarização da população, além da intensificação do mobile banking, que levou os usuários a priorizarem instituições com tarifas menores, processos de cadastro mais fáceis e leque de serviços mais amplo.
Outro dado importante é que 75,8% dos brasileiros estão dispostos a trocar um banco convencional por um digital e mais de 75% dos entrevistados priorizam o ambiente digital para a abertura de conta. Entre os principais motivos elencados estão melhores tarifas e serviços, e menor burocracia neste processo.
O número médio de instituições utilizadas por indivíduo também aumentou, passando de 2,1, em 2019, para 3,2 em 2020 e para 3,9 no ano passado. A pesquisa descobriu que, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas a pessoa tende a abrir. Das 10 instituições mais usadas, todas contam com a possibilidade de abertura e encerramento de conta 100% digital.
Ranking de onboarding digital
No Ranking de Onboarding Digital 2021, o processo de cadastro e onboarding de 41 instituições foi avaliado com base em opiniões de usuários reais, e concedeu prêmios para as empresas que se destacaram em três categorias: Challenger Banks (bancos nascidos digitais), Bancos (empresas mais tradicionais) e Carteiras Digitais (Wallets). Os ganhadores foram Nubank, Banco Bari e PicPay, respectivamente.
Conduzida entre 17/11 e 13/12 de 2021, a pesquisa foi realizada totalmente online com mais de 2 mil entrevistas feitas com pessoas de todo o país, e comprovou que o onboarding impacta diretamente o interesse de um indivíduo em permanecer em uma instituição financeira: os usuários que deram 8 ou mais pontos em uma experiência de cadastro estão 129% mais propensos a continuar como clientes. Já os que deram notas 9 ou 10 têm 663% mais chances de seguir na instituição.
"Em média, 2021 teve mais de 315 mil contas 100% digitais abertas por dia. Em um cenário tão competitivo e distribuído, a jornada do usuário se torna essencial para adquirir escalabilidade e bons resultados. Tudo isso começa no onboarding, ele é a primeira etapa dessa relação, e as evidências mostram que os players com as melhores experiências conseguem adquirir e fidelizar mais clientes. Por isso, é fundamental oferecer a melhor experiência possível, usando a tecnologia para entregar praticidade, facilidade e segurança, gerando novas oportunidades de negócios e construindo relações de confiança", diz Felipe Penido, Head de inteligência da idwall.
Instituições mais utilizadas
Entre os entrevistados, o Nubank é a instituição mais utilizada, superando a Caixa Econômica Federal em quantidade de usuários. As carteiras digitais também ganharam força, com o PayPal ficando em terceiro lugar (à frente do Itaú, Banco do Brasil e Bradesco) e o Mercado Pago consolidando sua posição em sétimo lugar, à frente do Santander.
A idwall é tida como referência de mercado em soluções integradas e inteligentes de onboarding digital, agilizando o processo de validação de identidade e ajudando as empresas a cumprirem as normas de compliance. Fundada em 2016 por Lincoln Ando e Raphael Melo, a regtech visa criar relações de confiança para a era digital automatizando os processos de cadastro e evitando fraudes em empresas por meio de ferramentas como Background Check, OCR de documentos, Face Match e o app de identidade digital MeuID. Em cinco anos, já recebeu mais de R$ 260 milhões em investimentos. Em 2020, foi incluída pelo segundo ano na lista brasileira de Great Places to Work e pela quinta vez no 100 Startups To Watch
0 Comentários